Category: Curiosidades

Quer saber o número do seu anel?

20150427

Existem várias formas de se medir a numeração do anel.
Aqui vamos dar algumas dicas até para quem deseja dar um presente surpresa à pessoa querida, ainda mais com o dia das mães chegando…

Medida da circunferência do dedo com barbante: 

• 1º Passo: Dê uma volta no seu dedo com um barbante, linha ou algum tipo de fio flexível;
• 2º Passo: Marque no fio a medida exata da circunferência de seu dedo;
• 3º Passo: Estenda o fio sobre uma régua e leia o comprimento marcado no fio;
• 4º Passo: Veja tabela abaixo para saber o número equivalente ao seu dedo.

Nota:

– Faça a medida no dedo que irá usar o anel, existem variações entre cada dedo inclusive da mão;
– Deixe uma pequena folga que permita a colocação e a retirada do anel.
– Este método também pode ser feito com uma fita de papel ou uma fita métrica.

TABELA DE MEDIDAS DO DEDO E TAMANHO DO ANEL

5,00 cm = aro 10 5,20 cm = aro 12 5,40 cm = aro 14 5,60 cm = aro 16
5,80 cm = aro 18 6,00 cm = aro 20 6,20 cm = aro 22 6,40 cm = aro 24
6,60 cm = aro 26 6,80 cm = aro 28 7,00 cm = aro 30 7,20 cm = aro 32
7,40 cm = aro 34 7,60 cm = aro 36 7,80 cm = aro 38 8,00 cm = aro 40

Exemplo: Medida de 5,10cm, o aro do seu anel é 11.

Existem várias formas de se medir a numeração do anel. Aqui vamos dar algumas dicas até para quem deseja dar um presente...

Read More »

Furos na orelha | Você gosta dessa ideia?

piercing

Quem nunca quis ter vários furos na orelha?
Hoje em dia, essa ‘mania’ é bem mais comum do que se parece.

A ideia é ‘poder brincar’ com os brincos nos furos. Pode usar ouro com prata, pedras, brilhantes, pontos de luz, bijuterias e, no primeiro furo, colocar um brinco maior, para dar maior destaque.
Além dos dois furos, muita gente também gosta de incluir modelos menores de piercing mais acima, o que não deixa “over” e dá graça ao visual. Conforme a estilista, na hora de escolher a combinação, o melhor mesmo é seguir o próprio estilo.

O conjunto de dois ou três brincos também vai depender da ocasião. Um visual mais elegante pede brincos menores e com mais brilho, combinados com um maior. Já na balada, vale ousar mais e usar materiais diferentes.
Geralmente quem gosta de vários furos é uma mulher mais ousada, sensual, que gosta de inventar, sem dúvida mostra uma mulher de atitude.

E você, gosta dessa ideia?
Se você não tem, faria?

Conta pra gente…

 

Quem nunca quis ter vários furos na orelha? Hoje em dia, essa 'mania' é bem mais comum do que se parece. A ideia é 'pode...

Read More »

Você usaria joias com QR-Code?

qr-code

A coleção de joias recebe o nome de QR Codes porque são eles que marcam as peças. São, segundo a VIKX Joias Contemporâneas (responsável pela ideia e design), joias conceituais que misturam tecnologia e arte.

A linha QR Codes tem anéis, pingentes, braceletes e colares que vem commensagens escritas sob forma de QR Code, ou seja, só é descoberta com um aplicativo instalado no smartphone próprio para a leitura desse tipo de código.

São mensagens secretas já gravadas ou personalizadas pela cliente. A mensagem do bracelete da imagem é uma frase atribuída a Buda: ”Só há um tempo em que é fundamental despertar. Esse tempo é agora.”

As joias são feitas em prata 950, aço, ródio e algumas possuem incrustações de diamantes negros como a gargantilha e o colar.

A ideia, não podemos negar, é bem diferente. Porém, a estética da joia ficou um pouco prejudicada.
Uma boa ideia seria se o QR Code ficasse por dentro e uma linda pedra brasileira estivesse aparente. Até porque como todo mundo tem leitor de QR Code instalado, o segredo corre muito risco nos dias atuais.

E você? Qual é a sua opinião sobre as joias?

A coleção de joias recebe o nome de QR Codes porque são eles que marcam as peças. São, segundo a VIKX Joias Contemporâne...

Read More »

Relógios | Curiosidades

Relogio-antigoA necessidade humana de contar as horas é algo que já existe há milhares de anos. Diversas tecnologias já foram empregadas nessa tarefa, gerando resultados cada vez mais precisos.
Confira abaixo algumas curiosidades sobre a marcação de tempo e sobre os relógios:

EM PARTES: Por que o dia tem 24 horas e as horas têm 60 minutos? Essa divisão remete aos sistemas numéricos dos povos antigos. Hoje, usamos o sistema decimal, baseado no número 10. Mas, antigamente, eram populares o duodecimal, centrado no 12 (número de falanges dos dedos da mão), e o sexagesimal, fundamentado no 60 – cuja origem talvez venha da multiplicação de 12 por 5 (número de dedos da mão). Quando babilônios, egípcios e gregos criaram escalas de tempo, basearam-se nesses valores.

INVERTIDO: Em 1920, nos Estados Unidos, foi inventado um relógio curioso: os ponteiros giram no sentido anti-horário, e os números do visor aparecem invertidos. A criação não era uma maluquice: foi feita sob medida para as barbearias. Assim, enquanto tinham o cabelo cortado, de frente para o espelho, os clientes podiam conferir as horas vendo o reflexo do relógio instalado na parede atrás deles.

CIÊNCIA DAS HORAS: Há tanto conhecimento relacionado com a medição do tempo que se criou uma ciência voltada exclusivamente para esse assunto: a horologia. Ela estuda, entre outros temas, as unidades de contagem do tempo, a evolução dos relógios e as técnicas de montagem, manutenção e conservação desses aparelhos.

À MODA ANTIGA: 
Já reparou que em alguns relógios que usam números romanos o algarismo 4 é indicado como IIII, e não IV? Uma das hipóteses é estética: assim, os quatro primeiros números usam a letra I (I, II, III, IIII), a quadra seguinte apresenta o V (V, VI, VII, VIII) e no final vem o X (IX, X, XI e XII). Também pode ser em respeito às iniciais do deus romano Júpiter (que, em latim, é grafado Ivupiter).

HORA OFICIAL: 
O território brasileiro é cortado por quatro fusos horários. Mas, quando se trata do horário oficial, a referência é a hora da capital, Brasília. Ela é determinada pelo Observatório Nacional (ON), instituição criada ainda no período imperial por dom Pedro I. Esse órgão é o responsável pela chamada hora legal brasileira, parâmetro cronológico essencial para um sem-número de atividades produtivas e de prestação de serviços.

NA PISTA: Você sabe como é feita a cronometragem de provas de automobilismo? Cada carro possui um pequeno emissor de ondas de rádio. Em determinados pontos da pista, são instalados sensores capazes de ler esses sinais no exato instante em que o automóvel passa por ali. Para evitar confusão, cada emissor trabalha numa frequência diferente. Com base nos dados coletados, um computador calcula resultados como a ordem dos pilotos, a distância entre cada um deles e a volta mais rápida.

AM/PM: Sabe o que significam essas letrinhas? Já reparou que elas só aparecem quando as horas são representadas de 1 a 12 (e não até 24)? Comumente usadas em países de língua inglesa, AM e PM são siglas para as expressões em latim ante meridium e post meridium, que significam, respectivamente, antes e depois do meio-dia.

NA DIREÇÃO CERTA: Você sabia que um relógio de ponteiros também pode servir como bússola? A técnica só funciona com aparelhos analógicos, que devem estar marcando a hora certa. Se for época de horário de verão, lembre-se de que será preciso atrasar o equipamento em uma hora. Funciona assim: a marca das 12 horas deve ser apontada para o Sol. Então você deve pensar em uma linha imaginária que divida em duas partes iguais o ângulo formado entre o ponteiro das horas e a posição do meio-dia. Aí será o Norte.

ROTINA VEGETAL: 
A flor onze-horas tem esse nome porque todo dia, por volta desse horário, ela abre as pétalas. Plantas assim possuem um relógio biológico, que é regulado pelos seus níveis de açúcar. É como se elas soubessem a quantidade desse nutriente que conseguem produzir em 24 horas. Quando chega nesse total, a planta entende que o ciclo acabou e que é hora de começar tudo de novo.

SIMULANDO A DESORDEM: Em versões eletrônicas de jogos de cartas, como o computador faz para embaralhá-las? E o que isso tem a ver com relógios? Para executar essa tarefa (e muitas outras), a máquina precisa gerar números aleatórios (no caso do baralho, a sequência randômica é usada como base para organizar as cartas de forma imprevisível). Para tanto, o computador usa uma fórmula, em que um valor inicial passa por uma série de operações. Mas, para dar certo, esse número de entrada precisa ser sempre diferente. E é aí que o relógio entra: o computador lê a hora (12h, 55min e 36s, por exemplo) e a transforma em um número (125536). Como esse valor muda a todo instante, é um ótimo parâmetro para alimentar a fórmula que resulta em números randômicos.

JOGO CRONOMETRADO: Os relógios de jogos de xadrez são dois cronômetros independentes, um para cada competidor, ambos em contagem regressiva. Quando a partida começa, o contador do primeiro jogador é disparado. Ao concluir a jogada, ele aperta um botão que interrompe sua contagem e inicia a do adversário. Se não houver xeque-mate, desistência ou declaração de empate, perde quem chegar primeiro ao fim do seu tempo.

PEÇAS RARAS: O Museu do Relógio Professor Dimas de Melo Pimenta, em São Paulo, é a única instituição desse tipo em toda a América Latina voltada para a história da medição do tempo. O acervo contém cerca de 700 peças. A mais antiga é um relógio de bolso alemão de 1620. Um dos modelos mais curiosos é um despertador dos anos 1920 que, além de soar o alarme, prepara café.

No site da Boiko, você encontra diversas opções de relógios.
Confira: http://www.joalheriaboiko.com.br/relogios-1.html

A necessidade humana de contar as horas é algo que já existe há milhares de anos. Diversas tecnologias já foram empregad...

Read More »

Verdadeiro ou Falso? | Testando o ouro

inspecionar ouro

Sabe como diferenciar o ouro verdadeiro de um falso?
Preste atenção nessas dicas:

Método 1 de 6: Inspeção Visual
A primeira coisa a ser feita para checar se o ouro é real é observá-lo. Procure por sinais particulares que apontem se o material é verdadeiro.
Procure marcas oficiais na peça. Uma estampa indicará a fineza dele (1-999 ou .1.-.999) ou os quilates (10K, 14K, 18K, 22K ou 24K). Tudo menos de 10K não é considerado ouro verdadeiro. Uma lupa facilitará este processo.
•   Um pedaço mais velho pode não ter uma marca visível devido a desgastes.
•   O ouro falso pode exibir uma marca que pareça autêntica; mais testes serão necessários.
Procure por descolorações notáveis. É importante procurar descoloração em áreas que demonstrem fricção constante (tipicamente ao redor de bordas).
•   Você provavelmente possui um artigo que é apenas folheado a ouro caso o material esteja se desgastando e demonstre um metal diferente abaixo dele.

Método 2 de 6: Teste da Mordida
Morda o ouro com pressão moderada.
Examine as marcas deixadas no material. Na teoria, ouro real exibirá as marcas de seus dentes; marcas mais profundas indicam ouro mais puro.
•   Este teste normalmente não é recomendável, visto que você pode danificar os dentes. Sem mencionar que o chumbo é mais macio do que ouro – e peças folheadas a ouro poderão parecer reais ao serem mordidas.

Método 3 de 6: Teste do Ímã
Este é um teste fácil, mas não é algo garantido ou infalível. Algo fraco como um ímã de geladeira não será útil, mas ímãs mais fortes encontrados em lojas especializadas e em objetos comuns como trancas de bolsas femininas, brinquedos infantis ou Discos Rígidos antigos serão fortes o suficiente para a realização do teste.
Posicione o ímã acima do objeto. O ouro não é um metal magnético, portanto ele é falso se for atraído ou ao grudar-se no ímã. Entretanto, a falta de reações nem sempre indica a consistência do material, pois metais não-magnéticos são utilizados na falsificação de joias.

Método 4 de 6: Teste de Densidade
Existem poucos metais mais densos do que o ouro. A densidade de um ouro puro de 24K é cerca de 19.3 g/ml, o valor mais alto entre a maioria dos outros metais. Medir a densidade de seus objetos pode ajudá-lo a determinar se o ouro é real. Como regra geral, quanto maior a densidade, mais puro é o ouro. Certifique-se de realizar o teste em joias que não possuam gemas. Veja os avisos abaixo para mais informações importantes acerca do teste de densidade.
Pese o ouro. Um joalheiro normalmente pode fazer isso gratuitamente caso você não tenha uma balança. Você precisará pesá-lo em gramas.
Encha um frasco com água.
•   Um frasco com marcações de mililitros no lado é útil, visto que isso pode facilitar as medidas para o teste.
•   Não importa quanta água você use desde que o frasco não se encha completamente. O nível da água subirá assim que o ouro for imerso nela.
•   Também é importante anotar a exata quantidade do nível de água antes e depois da imersão.
Coloque o ouro no frasco. Anote o novo nível de água e calcule a diferença entre esses dois números em mililitros.
Use a seguinte fórmula para calcular a densidade: Densidade = deslocamento entre massa/volume. Um resultado próximo de 19 g/ml indica ouro real ou um material com densidade semelhante. Por exemplo:
•   Seu objeto de ouro pesa 38 g e desloca 2 mililitros de água. Usando a fórmula de [massa (38g)]/[deslocamento de volume (2 ml)], seu resultado seria de 19 g/ml, algo muito próximo à densidade do ouro.
•   Mantenha em mente que diferentes níveis de pureza terão diferentes resultados por g/ml:
•   14K – 12.9 a 14.6 g/ml;
•   18K amarelo – 15.2 a 15.9 g/ml;
•   18K branco – 14.7 a 16.9 g/ml;
•   22K – 17,7 a 17,8 g/ml;

Método 5 de 6: Teste do Prato Cerâmico
Este é um jeito fácil de descobrir a autenticidade do ouro. Mantenha em mente que o seu item pode acabar arranhado.
Encontre um prato cerâmico não vidrado. É possível comprar uma peça em quase qualquer loja de artigos domésticos.
Arraste seu objeto pela superfície do prato. Uma mancha preta indica que o ouro não é real, enquanto que uma mancha dourada indica a genuinidade do objeto.

Método 6 de 6: Teste do Ácido Nítrico
É daqui que nasceu o termo “teste ácido”, e é um método espetacular de testagem. Porém, devido às dificuldades relativas à aquisição do ácido e aos riscos de segurança inerentes à prática, é melhor deixar este teste para o joalheiro.
Posicione o pedaço de ouro em um pequeno recipiente de aço inoxidável.
Coloque uma gota de ácido nítrico em seu ouro e observe qualquer ação que disso decorrer.
•   Uma reação verde indica que seu objeto é um metal base ou folheado a ouro.
•   Uma reação da cor do leite indicaria um material de prata folheado a ouro.
•   Se não houver reação, então é provável que você esteja lidando com ouro real.

Dicas
•   As marcações são um pouco diferentes nas joalherias europeias e indicam a pureza do item. As marcações tipicamente possuem três dígitos e são como o seguinte:
→   Marcação 10K 417: pureza do ouro é 41.7%;
→   Marcação 14K 585: pureza do ouro é 58.5%;
→   Marcação 18K 750: pureza do ouro é 75%;
→   Marcação 22K 917: pureza do ouro é 91.7%;
→   Marcação 24K 999: pureza do ouro é 99.9%;

•   Quando dizemos ouro de 24 quilates ou 24K, queremos dizer que todas as 24 partes do ouro são compostas pelo material puro e sem traços de outros metais. O material, então, é considerado 99.9% puro. Ouro de 22K significa que 22 partes da joia são de ouro enquanto que outras 2 partes são feitas de outros metais. Isto é considerado 91.3% puro. Ouro de 18K significa que 18 partes do ouro são puras enquanto que as outras 6 partes são feitas de outro metal. Isto é igual a um material 75% puro. A pureza baixa a partir daí, sendo que cada quilate equivale a 4.1625%.
•   Os outros metais que dão a consistência e a cor ao ouro com menos de 24K. Nós podemos indicar que 24K é o material mais macio e que o de 10K é o mais duro, pois 10K teria apenas 41.6% de ouro, enquanto que o resto seria composto por outros metais mais resistentes. A cor dos outros metais embeleza a joia, algo visível no ouro branco, amarelo, vermelho, etc.
•   24K é ouro puro[1], mas ele é geralmente macio demais para ser utilizado em joias ou moedas. Por causa disso, outros metais são adicionados para criar consistências, o que gera diferentes densidades.

Avisos
•   Aviso sobre o Teste de Densidade: Muitas joias robustas são, de fato, ocas. Se ar estiver acumulado dentro da joia, isto IRÁ invalidar o teste de densidade, pois o ar adicionará flutuabilidade e aumentará o volume do objeto imerso na água. O teste de densidade é válido apenas para objetos sólidos, ou para objetos cujo ar tenha sido expelido de forma que a água possa preencher toda a cavidade interna. Uma pequena bolha de ar deixada dentro da joia criará um resultado impreciso.
•   Aviso sobre o Teste de Densidade: Devido aos cálculos precisos necessários para a realização do teste de densidade, o processo será muito impreciso se você não possuir um frasco que exiba a dosagem líquida em mililitros e uma balança precisa.
•   Aviso sobre o Teste de Densidade: O teste de densidade não é o jeito mais preciso de se descobrir se o ouro é real. Para ser preciso, você terá de saber quais materiais compõem seu ouro e a quais densidades os mesmos estão associados.
•   Aviso sobre o Teste com Ácido Nítrico: O ácido nítrico é uma substância altamente corrosiva. Precauções devem ser tomadas caso tal material seja utilizado para os testes. O ouro em si é seguro, pois é insolúvel em ácido nítrico. Entretanto, objetos que não sejam de ouro podem ser danificados quando testados no ácido nítrico.

Materiais Necessários

•   Lupa (Para Inspeção Visual)
•   Imã (Para o Teste do Imã)
•   Balança (Para o teste de Densidade)
•   Frasco (Para o Teste de Densidade)
•   Calculadora (Para o Teste de Densidade)
•   Prato cerâmico não vidrado (Para o Teste do Prato Cerâmico)
•   Ácido Nítrico (Para o Teste com o Ácido Nítrico)
•   Recipiente de Aço Inoxidável (Para o Teste com Ácido Nítrico)

Sabe como diferenciar o ouro verdadeiro de um falso? Preste atenção nessas dicas: Método 1 de 6: Inspeção Visual A prime...

Read More »

Joias | Cuidados

Limpar-Joia

As joias são acessórios que dão um toque de charme e glamour para todas as mulheres e, se bem cuidadas, podem passar de geração pra geração, sem perder o brilho e encanto que cada peça tem em particular.
Pensando nisso, trazemos aqui algumas dicas para mostrar a melhor maneira de garantir o brilho e durabilidade de suas pratas, ouros e pérolas.

Como cuidar: independente do material, a joia deve ser a última peça a compor a produção na hora de se vestir. Deve-se evitar contato com qualquer produto cosmético, maquiagem e ainda detergente, desinfetante e outro materiais de limpeza, pois os produtos químicos reagem com as joias e facilitam a oxidação.
Obs.: após o uso, uma limpeza com flanelas secas e macias são boa solução para adiar o aspecto envelhecido.

O que evitar: enquanto o ouro é material resistente e aguenta mergulhos no mar e na piscina, pérolas e prata devem ficar distante destes ambientes, inclusive dos banhos diários.

Como guardar: o ideal é que cada peça tenha um estojo próprio, para evitar riscos causados pelo contato com outras joias. Uma boa ideia é guardá-las em sacos plásticos com fechamento de pressão, pois eles isolam as peças do contato com o ar e ainda possibilitam observá-las sem contato com as mãos.

Como limpar: recomenda-se levar suas joias em oficinas especializadas em polimento pelo menos a cada dois anos, mas independente disso, existem métodos caseiros que podem te salvar naqueles dias de festa.

. Para prata, o tradicional Silvo é um bom polidor, o importante é não deixar o produto secar na peça. Não se deve esquecer de lavar as joias duas ou três vezes com detergente líquido neutro, secar e enxugar com um tecido bem macio depois de utilizar qualquer produto próprio para a limpeza. E para melhorar o brilho, lustre as joias com flanela ou algodão seco.

. Em ouro, banhos de bicarbonato de sódio são um alternativa possível. Basta esquentar três colheres de sopa de bicarbonato em pó numa panela com dois copos de água e depois passar na peça com a ajuda de um cotonete ou escova de cerdas macias.

As joias são acessórios que dão um toque de charme e glamour para todas as mulheres e, se bem cuidadas, podem passar de...

Read More »

Formatura | Qual anel representa seu curso?

anel-de-formatura-em-ouro-18k-com-pedra-central-sintetica-e-zirconias-_dz

O simbolismo do Anel de Formatura remete a superação de uma etapa da vida. Na cultura oriental, essa joia era usada para atrair sucesso e reconhecimento profissional. Bem como, o significado de usá-la no dedo anular, regido pelo Sol, que significa iluminação para a carreira do formando.

Hoje, a tradição se reinventa com diversos designs e estilos diferentes. Há também, pessoas que preferem presentear o formando com colares, pulseiras, entre outros acessórios. Por outro lado, a representração da pedra preciosa para cada curso ainda se manteve forte.

Para a área de Ciências Exatas e Engenharias, geralmente a pedra é de Safira Azul, representando a exatidão, sabedoria e a busca do conhecimento.

Para a área de Ciências Biológicas a pedra símbolo é a Esmeralda Verde, a cor de um modo geral representa a natureza e, segundo historiadores, os romanos acreditavam que o verde estava relacionado com a cura e suavização da dor, o Imperador César de Roma sempre andava com um anel de Esmeralda pois sofria de epilepsia.

Para cursos de Ciências Humanas, o anel de Rubi, segundo a crença é capaz de garantir harmonia, amor e sucesso, afastando as impurezas.

 

Curso

Pedra

 

Administração

Safira Azul

Artes Plásticas

Safira Azul

Astronomia

Safira Azul

Biblioteconomia

Ametista

Biologia

Água Marinha

Biomedicina

Esmeralda

Ciências Biológicas

Água Marinha

Ciências Contábeis

Turmalina Rosa

Ciência da Computação

Safira Azul

Ciências Sociais

Ametista

Comércio Exterior

Safira Azul

Comunicação Social

Safira Azul

Direito

Rubi

Desenho Industrial

Safira Azul

Economia

Água Marinha

Educação Física

Esmeralda

Enfermagem

Esmeralda

Engenharias

Safira Azul

Farmácia

Topázio

Filosofia

Safira Azul

Física

Safira Azul

Fisioterapia

Esmeralda

Fonoaudiologia

Esmeralda

Geografia

Ametista

História

Ametista

Hotelaria e Turismo

Safira Azul

Jornalismo

Rubi

Letras

Ametista

Matemática

Safira Azul

Medicina

Esmeralda

Medicina Veterinária

Esmeralda

Música

Safira Azul

Nutrição

Esmeralda

Odontologia

Granada

Pedagogia

Ametista / Safira Azul

Publicidade e Propaganda

Safira Azul

Psicologia

Safira Azul

Química

Safira Azul

Relações Internacionais

Safira Azul

 

Tabela retirada do site: http://www.guiadacarreira.com.br/

O simbolismo do Anel de Formatura remete a superação de uma etapa da vida. Na cultura oriental, essa joia era usada para...

Read More »